Posted by : ADM
Como funciona o transistor
O transistor é a base de construção de todos os microchips, podendo criar apenas informações binárias (0 e 1) onde 1 ocorre quando há corrente elétrica passando e 0 quando não há corrente ou há baixa corrente elétrica. Um computador pode criar diversos números se possuir transistores suficientes para isso.
Computadores pessoais de 16 bits, podem trabalhar com números binários de até 16 casas, em números decimais seria o equivalente a 65.536 casas, já os Pcs mais potentes de 32 bits trabalham com números binários de até 32 bits. Quando uma operação exige um número superior a esse o PC precisa quebrar esses números em partes menores, executar a operação em cada parte e recombina-las formando uma única resposta. Transistores não são utilizados apenas para gravar e manipular números. Os bits podem significar verdadeiro(1) ou falso (0), permitindo que os computadores trabalhem com a lógica booleana. As combinações de transistores em várias configurações são chamadas de portas lógicas, quando estão dispostas em arranjos (arrays) são chamadas de half-adders(somadores parciais), que por sua vez são combinadas em full-adders(somadores completos). São necessários mais de 260 transistores para formar um full-adders que possa gerenciar operações matemáticas para um número de 16 bits. Os transistores também permitem que uma pequena corrente elétrica, controle uma corrente mais forte.
Transistor
Uma pequena carga elétrica é enviada para um condutor de alumínio localizado dentro do transistor, a carga é transferida para uma camada condutora de polissilicio envolta por dióxido de silício não condutor. A carga positiva atrai os elétrons carregados negativamente para fora da base de silício tipo-P (positivo) que separa as duas camadas de silício tipo-N (negativo).
A corrida dos elétrons para fora do silicio tipo-P (P-type silicon) cria um vácuo eletrônico preenchido pelos elétrons vindos de um outro condutor chamado supridouro (source). Além de preencher o vácuo no silício tipo-P, os elétrons da fonte também fluem para um condutor similar chamado dreno (drain), completando o circuito e acionando o transistor para que ele represente 1 bit. Se um bit negativo for aplicado ao polissillcio, os elétrons do supridouro serão repelidos e o transistor será desligado.
Milhares de transistores estão combinados em uma única lamina de silício. A lamina é embutida em uma peça de plástico e ligada por condutores de metal que ocupam um tamanho físico suficiente para conectar o chip a outras parses do circuito do computador. Os condutores de metal transportam sinais para o interior do chip e também enviam sinais do chip para os demais componentes do computador.